As leituras complementares disponibilizadas a seguir trazem as orientações oficiais de cunho educacional para a educação a distância através do primeiro documento; uma explicação teórica quanto às concepções pedagógicas e epistemológicas com suas relações no artigo do prof. Fernando Becker da Faculdade de Educação da UFRGS, o que ajuda a situar a prática pedagógica segundo uma linha referencial; e o site dispõe do levantamento das orientações de cunho normativo/legal no que se refere à EAD. Além disso, indica-se o acompanhamento de duas revistas científicas para ter acesso a materiais atualizados, visto que a área está em constante transformação.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC/SEED, ago. 2007.
Leia aqui
Acesso em: 18 jan. 2010.
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 89-96, jan./jun. 1999.
Leia aqui
Acesso em: 28 jul. 2017.
Site da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS onde se encontra normatizações referentes à EAD em nível federal de aplicação geral e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além do conjunto que rege a própria Universidade, atualizadas constantemente.
Leia aqui
EmRede Revista da Associação Universidades em Rede (UniRede)
Leia aqui
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação editado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED/UFRGS.
Leia aqui