Vamos iniciar nossa aprendizagem sobre competências?
Etapa 1: Antes de estudar a apresentação do módulo, forme um grupo com seus colegas. Montem um mural virtual com 3 a 5 fotografias, que representem situações de competência. Não se esqueçam de fazer a referência das fotos, caso sejam coletadas na web!
Postem a sua produção no fórum sem explicações complementares e comentem as postagens de outros dois grupos.
Etapa 2: Após o estudo da apresentação do módulo e a discussão no fórum, o grupo deve retornar ao mural e analisar as imagens escolhidas. Reflitam sobre sua pertinência e, assim, indiquem quais imagens deveriam ser retiradas e quais delas deveriam ser mantidas. Justifiquem a retirada e/ou manutenção das imagens.
Postem sua produção no webfólio do grupo.
Agora você já deve ter mais clareza quanto ao conceito de competências. Se necessitar, busque também os materiais disponíveis na Leitura Complementar. Logo, o desafio é descrever uma competência à sua escolha. O slide 11 da apresentação exibe um exemplo. Sua definição deve conter, portanto, o título da competência, a descrição (sobre o que se trata), como também quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que a compõem.
Para ser considerada uma competência, a opção escolhida deve conter esses três últimos elementos (CHA). Para ajudar, de modo simplificado podemos dizer que: conhecimentos equivalem a saberes; habilidades podem ser reveladas através de “saber fazer”, técnicas, procedimentos (ações); atitudes se relacionam com “saber ser”, “saber conviver”, traduzidos em comportamentos, posturas.
Publique o resultado dessa prática no seu webfólio.