Após explorar o módulo 1 e 2 nos quais foram discutidos o conceito de competência; a educação a distância no que se refere ao contexto, recursos e algumas possibilidades pedagógicas; como também os papéis dos professores e dos tutores, reflita sobre as possíveis conexões entre os temas dos dois módulos:
• Em que medida as competências podem contribuir com as práticas pedagógicas na modalidade EAD?
• Quais são as facilidades/potencialidades e dificuldades/fragilidades dessa aplicação?
Desenvolva seus argumentos em um texto de 1 a 2 páginas. Publique a atividade no webfólio.
Etapa 1: Coloque-se no papel de tutor. Você acompanha uma turma de 30 alunos de um curso de graduação a distância. Nesta semana, você deve:
- Analisar a postagem de resenhas de seus alunos, verificar os pontos que não foram contemplados e dar feedback para as complementações;
- Fazer um relatório ao professor formador da disciplina da situação do seu grupo;
- Registrar as informações em uma tabela de acompanhamento, a qual também é visualizada pelo grupo;
- Dar atendimento on-line de 2h em 3 turnos diferentes ao longo da semana;
- Revisar e fazer relatório sobre a participação do seu grupo no fórum da semana.
Diante deste cenário, elabore um plano de ação organizando as atividades ao longo da semana. O intuito é simular uma experiência quanto aos quesitos organização e planejamento, que se destacam em importância na modalidade EAD. Publique a atividade no webfólio.
Etapa 2: Coloque-se no papel de professor. Você tem uma turma de 60 alunos, com dois tutores. Nesta semana, você deve:
- Revisar material elaborado antes do início do curso para publicação no ambiente virtual de aprendizagem, organizando as atividades da semana subsequente;
- Analisar o relatório dos tutores sobre as postagens das resenhas dos alunos e da participação nos fóruns;
- Analisar a tabela de acompanhamento;
- Planejar, apresentar e discutir com os tutores ações para ajudar os alunos com dificuldades na escrita da resenha e na compreensão do assunto em pauta.