Atitudes
Tem origem no modelo mental, na forma de ver o mundo pelo indivíduo. Corresponde à manifestação da vontade, à intencionalidade, à prontidão ou predisposição para os comportamentos. É influenciada pelos fatores socioculturais, como também afetividade, cognição, crenças e valores do sujeito.


Audiografia
Caracteriza-se por ser uma forma de linguagem em que são utilizados sons para a representação de determinado tema.


Bibliografia
É um registro de documentos, livros, anotações, vídeos, imagens, áudios, entre outros, em variados meios, sobre determinado assunto ou autor(a), que venham a servir como fonte para consulta.


Colaboração
É a definição do tipo de interação no qual cada indivíduo contribui com sua parte, não ocorrendo, propriamente, um diálogo entre os participantes.


Conhecimentos
Caracteriza-se pela representação e compreensão da realidade pelo sujeito por meio das interações que esse realiza com o meio físico e social.


Construtivismo
A teoria do conhecimento intitulada Epistemologia Genética elaborada por Jean Piaget, também chamada de construtivismo piagetiano, considera que o conhecimento é construído na interação entre o sujeito e os objetos. Assim, na medida em que age sobre o meio físico e social, o indivíduo assimila e acomoda seus esquemas, criando suas representações da realidade. Esse é um processo constante de busca pelo equilíbrio cognitivo a partir do contato com o meio. Para Piaget, existem estádios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), nos quais vão se construindo as estruturas e conceitos nas interações.


Cooperação
É a definição do tipo de interação em que dois ou mais indivíduos estão relacionados de forma não-hierárquica, envolvendo a correspondência recíproca entre eles, para chegarem a um objetivo em comum.


Habilidades
São esquemas, técnicas, procedimentos. Não significa um mero fazer, já que o indivíduo sabe justificar o uso de sua habilidade na ação.


Iconografia
Estudo das imagens produzidas em artes plásticas. Conjunto de imagens de um assunto específico.


Instrucionismo
Linha pedagógica derivada do Comportamentalismo/Behaviorismo na qual se defende que a aprendizagem ocorre na transferência de um conhecimento pré-definido, hierarquizado e compartimentalizado, aprendido por exercícios e testes, sendo que o conhecimento está na relação objeto -> sujeito. Assim, vê o aluno como um repositório de informações.


Interação assíncrona
Quando a interação no meio virtual ocorre em intervalos de tempo diferentes.


Interação síncrona
Quando a interação no meio virtual ocorre em intervalos de tempo iguais.


Paradigma
Conjunto de crenças, valores, técnicas dentro de um campo científico. É um pressuposto filosófico, um modelo pelo qual se procura explicar certos fenômenos, acontecimentos da realidade. Referência inicial como base para estudos e pesquisas.


Referências Bibliográficas
É um registro de documentos, livros, anotações, vídeos, imagens, áudios, entre outros, em variados meios, sobre determinado assunto ou autor(a), que venham a ser referidos/citados em trabalhos de outro(a) autor(a) ou em outro trabalho do(a) mesmo(a) autor(a). Para saber como realizar referências bibliográficas podem ser consultadas normas da ABNT e as normas da instituição de ensino ou do periódico no caso de trabalhos acadêmicos.


Savoir-faire
É um termo utilizado para designar o conhecimento de como executar alguma tarefa. Pode ser traduzido como sinônimo de know-how, habilidade (saber fazer) no sentido literal, como também uma forma de se comportar com tato, jeito.


Softwares
É o nome dado ao conjunto de produtos, incluindo não só o programa de computador propriamente dito, mas também as especificações, planos de teste, etc.


Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico, bem como as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.


Tutor(a)
Atua junto aos alunos sob orientação de docentes de disciplinas e/ou cursos. Realiza acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos nas produções e nas interações por meio dos recursos digitais utilizados.


Tutoria
Processo de atuação do(a) tutor(a).


Valores
São produtos das relações sociais e relacionados com normas, representações, de grande importância para a sociedade.


Videografia
Caracteriza-se pelo processo de criação de vídeos, utilizando-se da gravação de imagens em movimento em mídias físicas ou eletrônicas. Além disso, pode ser utilizado para a designação de uma coleção ou repositório de vídeos.


Webfólio
Também chamado de portfólio, é a funcionalidade dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para a publicação dos trabalhos dos estudantes. Esse espaço do AVA pode vir a receber outros nomes como Tarefas. Entretanto, é possível utilizar outras ferramentas na forma de um webfólio/portfólio como, por exemplo, blog ou site. Algumas ferramentas on-line destinadas à criação de blogs por leigos ou iniciantes: Blogger, WordPress e Webnode (esses dois últimos também servem para criação de sites). No caso de site, são algumas delas: Pbworks, Wix e Weebly. Um AVA tem seu acesso restrito aos usuários cadastrados. Já blogs e sites ficam abertos a quaisquer internautas.