| Apresentação | Mapa Conceitual |
No processo educativo, neste caso na Educação a Distância (EAD), a formação dos alunos envolve a construção de competências tanto no que se refere à profissão para o qual está em estudo inicial ou continuado, quanto à sua relação com o meio digital e a ser um aluno de EAD. Isso porque se exige do aluno de curso a distância algumas atitudes como ser proativo, para a qual nem todos estão disponíveis. Igualmente, outros conhecimentos e habilidades são bastante importantes para o estudo nessa modalidade.
Assim, o professor e tutor devem criar situações de aprendizagem de forma que o aluno consiga construir conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitude (saber ser e/ou conviver). Com isso, há uma quebra de paradigma de um modelo instrucionista, ao qual a grande maioria dos alunos está acostumada, para um modelo construtivista, de aprendizagem ativa.
A perspectiva escolhida de construção de competências parte da Epistemologia Genética de Jean Piaget, com o entendimento de que uma vez construídas competências, essas podem ser aperfeiçoadas, reconstruídas em novos patamares, assim como novas competências podem ser aprendidas. Por isso, ao buscar esse novo paradigma educacional, no qual a aprendizagem não é mais centrada no ensino, mas sim nas relações com os objetos de conhecimento (materiais, pessoas, situações), nas experiências formativas, outras competências são indicadas ao professor. Logo, surge a necessidade de atuar como desafiador e orientador da pesquisa, do trabalho coletivo e das situações de interação entre os alunos. O tutor da modalidade a distância – pois existem outros tipos de ações de tutoria também nos cursos presenciais – da mesma forma, encontra competências necessárias às suas atividades diante de tal cenário.
A apresentação deste módulo traz questões sobre o processo de construção de competências. Os desafios, por sua vez, focam em experiências de autoavaliação e construção de competências pelo leitor-estudante deste objeto de aprendizagem exercendo os papeis de professor e/ou tutor.
*Para estudar sobre as competências do aluno, veja:
• Objeto de aprendizagem CompMap: http://nuted.ufrgs.br/oa/compmap/
• Dissertação de mestrado “Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância” de Silva (2012): http://hdl.handle.net/10183/56370