Desafio 1
Acesse a Roda das Competências. Realize uma autoavaliação referente a cada uma das competências que compõem esse instrumento, dando uma espécie de nota de 0 a 10. Pinte a área da fatia do ponto de partida (zero) até o valor dado a cada uma delas. Procure ser o mais sincero(a) possível com você. Ao finalizar esse processo, você vai ter um panorama de quanto construiu essas competências básicas, verificando quais delas precisam de mais atenção.
Publique a foto ou a imagem digitalizada da sua Roda preenchida restrita aos formadores no seu webfólio.
Desafio 2
Você está convidado(a) a criar metas para a construção de, no mínimo, duas das competências com menor grau de construção, de acordo com sua autoavaliação, do conjunto de seis competências dessa Roda. Para isso, elabore um plano de ação, que pode ser no formato de uma tabela ou, se preferir, pode utilizar algum aplicativo da sua preferência. Destaca-se a importância da construção de um plano de ação para cada meta, indicando quais as facilidades/potencialidades e as dificuldades/fragilidades que podem contribuir ou atrapalhar seu alcance. O prazo para o cumprimento do(s) plano(s) de ação pode ser estabelecido por você, caso esteja em um estudo autônomo, ou pelo(a) professor(a), se estiver utilizando este objeto em um curso ou em uma disciplina.
Publique no seu webfólio com visualização apenas para os formadores.
Como apoio, veja a apresentação que propõe perguntas facilitadoras para o alcance das metas. Ainda você pode pedir ajuda a alguém que vai representar o papel de “padrinho” ou “madrinha”. Essa pessoa tem a missão de lembrá-lo se está realizando as ações a que se propôs ou não.
Ao final do período, retome sua roda de competências, sua(s) metas e seu(s) plano(s) de ação que estabeleceu para o avanço no seu processo de construção das competências.
Avalie o que está sendo colocado em prática. Se quiser, quando concluir a execução do(s) plano(s) de ação refaça o preenchimento da Roda.
Publique sua reflexão após esse processo no seu webfólio com visualização apenas para os formadores.