|  Apresentação  |



O conceito de competência, segundo Philippe Perrenoud (2002), significa a mobilização de saberes na compreensão e resolução de situações e/ou problemas de um modo eficiente. Dessa maneira, uma competência é constituída de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) construídos por meio da experiência ativa, da interação do sujeito com os objetos de conhecimento. Ele está preparado para lidar com fatos inusitados, conseguindo não só seguir os passos habituais para atuar na sua profissão, por exemplo, mas também selecionar, analisar, comparar e decidir pela melhor opção em relação a uma questão que lhe é apresentada. Os elementos podem compor mais de uma competência. Da mesma forma, não se pode dizer “competência” como única, estanque, visto que existem diversas competências, tais como fluência digital, comunicação, planejamento, organização, entre outras.
Mas, as competências e seus elementos podem ser aperfeiçoados, reconstruídos conforme as novas experiências e interações do indivíduo. Entende-se, assim, pois se parte da perspectiva teórica da Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Com isso, nessa área, busca-se criar situações de aprendizagem para a construção das competências, por exemplo, para atuação nos processos de docência e de tutoria na Educação a Distância (EAD), qualificando as práticas já realizadas. Nesse cenário de transformações da rede e da EAD, a qualidade dos processos educativos realizados a distância é fundamental, exigindo competências específicas para tanto. Portanto, encontra-se uma dimensão técnica de conteúdos e estratégias próprias da EAD, já que a transposição do presencial para o virtual não é possível, e uma dimensão política, no sentido de uma postura que deve ser incorporada pelos gestores, professores, tutores e alunos.
Acesse a apresentação para saber mais sobre o conceito de competências. Os dois vídeos disponíveis exploram o histórico de emprego do termo “competência(s)”, sendo o primeiro até a década de 1990 e o segundo, dos anos 2000 a 2017.

Referência Bibliográfica:
PERRENOUD, Philippe. As Competências para Ensinar no Século XXI: As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.