| Apresentação |
Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que permite aos sujeitos envolvidos no processo da construção do conhecimento acessar o ambiente de aprendizagem em qualquer lugar. Esta modalidade de ensino utiliza as tecnologias da informação e da comunicação, de forma síncrona ou assíncrona. Por meio das ferramentas como textos, gráficos, áudios, vídeos, web e videoconferência, televisão interativa, e-mail, fóruns e chats, entre outros, professores, tutores e alunos podem interagir. De tal modo, criam-se espaços para contato com os conteúdos, bem como para efetuar trocas de informações, compartilhar outros materiais, problematizar e debater questões, solucionar dúvidas.
É imprescindível que professores e tutores conheçam as concepções epistemológicas sobre o processo de aprendizagem, além das bases e dos modos de funcionamentos da EAD, dos modelos de tutoria existentes, da estrutura de uma arquitetura pedagógica* e de um modelo pedagógico. Esses conhecimentos devem ser utilizados para propiciar uma melhor compreensão da situação dos alunos, das dificuldades por eles enfrentadas, das possibilidades pedagógicas e das alternativas tecnológicas que estão à disposição para apoiar as práticas docentes e de tutoria.
Nota-se, assim, que para participar da EAD são necessárias competências específicas. Segundo Konrath, Tarouco e Behar (2009), há algumas categorias de competências necessárias para professores e tutores na EAD, que são elas: cognitivas, técnicas, de gestão (neste caso, apenas para professores), pedagógicas, comunicativas e de suporte social. Esses aspectos podem ser chamados também de domínios de competências, conforme Behar et al (2013).
Neste módulo, você vai encontrar a conceituação da Educação a Distância de acordo com a legislação vigente, uma breve contextualização, algumas alternativas de tecnologias e de práticas pedagógicas. Ainda se levanta o papel docente e de tutor(a). Para isso, acesse a apresentação disponível. Após, explore os desafios apresentados.
Como complemento, dispõem-se de um vídeo sobre Qualidade da EAD com o prof. Sérgio Roberto Kieling Franco da Faculdade de Educação da UFRGS.
*Para saber mais sobre Arquiteturas Pedagógicas, acesse esses outros objetos de aprendizagem:
• Arquead:http://nuted.ufrgs.br/oa/arqueads/index.html
• Arquiteturas Pedagógicas para a Educação Infantil: http://nuted.ufrgs.br/oa/ap/index.html