Glossário
Ambientes Virtuais de Aprendizagem – São softwares que auxiliam na montagem de cursos e/ou disciplinas acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os para o auxílio aos professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
Assíncrona – Interação que não ocorre ao mesmo tempo; sem relação regular de tempo, inesperado, imprevisível. Modo de transmissão no qual os dados são transmitidos.
Avatar - É a representação visual de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem.
Ciberinfância - Termo cunhado pela Professora Leni Vieira Dornelles, é o período dessa "infância on-line, da infância daqueles que estão conectados à esfera digital dos computadores, da Internet, dos games, do mouse, do self-service, do controle remoto, dos joysticks,do zapping. Esta é a infância da multimídia e das novas tecnologias" (DORNELLES, 2005)
Club Penguin - é um jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores voltado para crianças e pré-adolescentes. Sob a forma de avatar pinguins coloridos, os jogadores podem explorar, se divertir com jogos e participar de outras atividades com seus amigos em um mundo virtual coberto de neve.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem - São redes fechadas, auto-suficientes. (...) Se auto-regulam. Têm uma dimensão ética e subjetiva, regem-se pela interdependência de interesses e afinidades e não têm objetivos políticos nem desejos de intervir na sociedade, ou competir com os meios massivos. (Vilches 2003).
Interação -De acordo com Piaget, o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio.
Modelo 3D – É a denominação de entidades em três dimensões, que tem por característica cenas estáticas, ou imagens em movimento possuindo, ou não, interatividade.
MMORPG - Massively Multiplayer Online Game ou Jogos Online Massivos para Múltiplos Jogadores, são jogos de computador e/ou vídeo game que permitem que jogadores criem personagens em um mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na Internet.
Mundos Virtuais - É um ambiente no qual o usuário incorpora algum avatar (isto é, o usuário assume o papel de um personagem de um jogo ou ambiente virtual) e a partir dessa personificação ele passa a atuar e interagir como se aquele avatar tivesse vida, ou em outras palavras, você faz de conta que é o personagem daquele ambiente ou jogo.
Neopets – É um jogo de simulação de animais de estimação virtual. Os usuários têm de cuidar de seus Neopets, alimentando-os e brincando com eles, caso não faça isso, o ânimo deles diminui.
Piratas do Caribe - Baseado no filme, é um RPG massivo online ambientado no mundo do infame pirata Jack Sparrow e do maligno Davy Jones. No jogo, porém, você dá vida ao seu próprio pirata, constrói um navio e até contrata os tripulantes.
Second Life - É um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano.
Síncrona - Processo de comunicação no qual as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras.
Site -é um conjunto de páginas da Web, ou seja, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.
Tecnologia – É um termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Web - É um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.
Webkinz - é um jogo em um mundo virtual para crianças. Nele os “meninos e meninas” terão um animal de estimação, um bichinho para que a criança possa comandar, cuidar e se divertir. Cada animalzinho é participante dos jogos do Webkinz; eles terão que passar por missões e aventuras para adquirir pontos.