Guia
Este objeto trata sobre um tipo de infância que está se fazendo cada vez mais presente nas escolas: a ciberinfância. Visando esse público, também trata de das práticas pedagógicas com artefatos tecnológicos.
As crianças da ciberinfância manipulam facilmente os aparelhos eletrônicos, dispensando, muitas vezes, qualquer instrução. A forma como elas utilizam esses artefatos é bastante pessoal e está ligada, na maioria das vezes, a atividades de lazer. No entanto, a tecnologia pode oferecer muito mais recursos às crianças e à educação. Portanto, educadores precisam se aproximar mais dos interesses do seu público e aperfeiçoar-se, aprendendo também a utilizar e dominar as tecnologias.
Assim, este objeto tem como objetivo principal pensar junto com professores e outros profissionais da educação sobre práticas pedagógicas utilizando artefatos tecnológicos, visando o público infantil.
O objeto “O professor 2.0 da ciberinfância” é dividido em três módulos:
1 - O professor como imigrante digital
2 – Mundos Virtuais
3 - Práticas pedagógicas do professor 2.0
Este material também possui um glossário e uma midiateca com entrevistas, vídeos, textos e links de diversas mídias sobre a temática.
Objetivos
Este OA tem como principal objetivo proporcionar a formação continuada de professores no que se refere às novas demandas da educação de crianças, envolvendo as tecnologias.
Pré-requisitos Técnico
Conhecimentos básicos de Internet.
Possuir os softwares Adobe Reader ou similar para abrir textos .pdf, plugin do Flash, um navegador web.
Público-Alvo
Professores interessados em educação continuada, alunos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação, bem como, os demais interessados no tema.
Tempo previsto para a atividade
Conforme os objetivos e planejamento do professor.
Local
O objeto de aprendizagem poderá ser usado presencialmente, como também em atividades semi-presenciais e à distância.
Questões para discussão e atividades
Estão descritas nos desafios de cada módulo.
Dicas e Atividades complementares
O objeto possui páginas com Material de Apoio, Glossário e Midiateca.
Avaliação
O professor poderá seguir a proposta do desafio ou criar uma avaliação própria.